Outros autores

Doutrina da Eleição, uma doutrina difícil.  - (A.W. Pink)


A doutrina da eleição é uma doutrina difícil de ser aceita por conta de trés aspectos essenciais:

1.     No entendimento: A não ser que tenhamos o privilégio de estar sob o discipulado de um servo, que capacitado pelo Espírito, em seu ministério de ensino nos apresente essa verdade de forma sistemática, iremos dispender muitos esforços e diligencia para coletar todas as informações contidas a esse respeito nas Escrituras Sagradas. Isso porque não foi do agrado do Espírito Santo dar-nos uma exposição ordenada a esse respeito; ao contrário, "temos um pouco aqui, outro pouco ali"; um pouco nos salmos, ou nas profecias; outro tanto nos evangelhos e na grande oração intercessória de Cristo (Jo. 17); complementando com as epístolas dos apóstolos.

2.     Em sua aceitação: É a doutrina que apresenta uma enorme dificuldade para o homem natural. Isso porque para aceitar a doutrina da eleição o homem deve negar-se a sí mesmo; e quando a mente percebe o que as Escrituras revelam sobre isso, o coração se torna avesso a receber essa verdade tão humilhante e enfraquecedora para ele. A verdade é que necessitamos orar muito para que Deus nos domine e subjugue nossa inimizade contra Ele e faça ruir nosso contra Sua soberana vontade.

3.     Na proclamação: Nenhum iniciante é habilitado, ou competente o suficiente para apresentar assunto tão complexo em todas suas perspectivas e proporções bíblicas. Mas, apesar disso, essas dificuldades não podem e nem devem nos desencorajar, ou deter, no honesto e sério esforço para entender, e de todo coração, receber tudo o que Deus se agradou de nos revelar a esse respeito.

Todas essas dificuldades, de certa forma, são assim colocadas para nos humilhar e demonstrar nossa total dependência de sabedoria. O fato é que não é fácil chegar a um claro e adequado entendimento de qualquer uma das doutrinas bíblicas, e nem Deus quis que assim fosse. Ao contrário, a verdade deve ser "comprada" (cf. Pv. 23.23). Porém, são poucos os que estão dispostos a pagar o preço e a efetivamente dedicar-se a um devotado estudo da Palavra de Deus, ao invés de gastar seu tempo com fúteis recreações.  


As dificuldades que se apresentarem, de forma alguma serão insuperáveis, até mesmo porque, o Espírito derramado sobre o povo de Deus os guia rumo à própria verdade. Assim também para o ministro de Deus, que em humildade deve esperar do Senhor, ao mesmo tempo em que se esforça para ser um diligente obreiro que não tem do que envergonhar-se. E com isso, no devido tempo, irá expor toda essa verdade, para a glória de Deus e a benção de seu ouvintes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário