A Confissão de Fé Batista de 1689 foi adotada pelos
Ministros e Mensageiros Batistas Particulares, de mais de cem
Congregações, que durante o período de 03 a 11 de julho de 1689, estiveram reunidos
em da Assembleia Geral, na cidade de Londres.
Ainda que muitos afirmem que a 2ª Londrina seja quase que
uma cópia Confissão de Westminster e à Declaração de Savoy, por ser idêntica a
elas em grande parte de sua linguagem e teologia, não é correto assim chamá-la,
isso porque os teólogos batistas acreditavam no sistema teológico que era
apresentado naqueles documentos, além disso, não podemos esquecer que assim
como aqueles, a 2ª londrina, também foi escrita por Puritanos.
Outro fato que deve ser ressaltado é que os Batistas
Particulares, após um conturbado período político, com muitas perseguições às Igrejas,
quiseram demonstrar seu acordo teológicos com as demais Igrejas Reformadas,
reafirmando sua fé e produzindo um documento que não anulava a Confissão de Fé
Batista de 1644, ao contrário, este novo documento foi elaborado de forma a
aprimorar, detalhar e complementar o anterior, sendo que desta maneira se
tornou mais importante e autoritativo. E isso se percebe quando vemos a estima
que detém, até os nossos dias, entre os Batistas reformados em todo mundo.
Contudo, apesar das similaridades, existem alguns pontos
doutrinários que são claramente divergentes da Confissão de Westminster e da
Declaração de Savoy; como, por exemplo, na questão do pedobatismo, que causou
desacordo não apenas com a Igreja da Inglaterra (Anglicanos), como também com
os presbiterianos e os congregacionais que admitem o batismo infantil.
Seja como for devemos ter claro que as
Confissões de Fé, apesar de possuírem autoridade, por sua adequação à Sagradas
Escritura, não são infalíveis e nem inerrantes, pois foram elaboradas por
homens e não por Deus. As Confissões tem o objetivo de definir os princípios
que norteiam as Igrejas que a elas se submetem.
Para ler a Confissão na integra clique aqui
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