Confissão de Fé Batista de 1689 - 2ª londrina

A Confissão de Fé Batista de 1689 foi adotada pelos Ministros e Mensageiros Batistas Particulares, de mais de cem Congregações, que durante o período de 03 a 11 de julho de 1689, estiveram reunidos em da Assembleia Geral, na cidade de Londres.

Ainda que muitos afirmem que a 2ª Londrina seja quase que uma cópia Confissão de Westminster e à Declaração de Savoy, por ser idêntica a elas em grande parte de sua linguagem e teologia, não é correto assim chamá-la, isso porque os teólogos batistas acreditavam no sistema teológico que era apresentado naqueles documentos, além disso, não podemos esquecer que assim como aqueles, a 2ª londrina, também foi escrita por Puritanos.

Outro fato que deve ser ressaltado é que os Batistas Particulares, após um conturbado período político, com muitas perseguições às Igrejas, quiseram demonstrar seu acordo teológicos com as demais Igrejas Reformadas, reafirmando sua fé e produzindo um documento que não anulava a Confissão de Fé Batista de 1644, ao contrário, este novo documento foi elaborado de forma a aprimorar, detalhar e complementar o anterior, sendo que desta maneira se tornou mais importante e autoritativo. E isso se percebe quando vemos a estima que detém, até os nossos dias, entre os Batistas reformados em todo mundo.

Contudo, apesar das similaridades, existem alguns pontos doutrinários que são claramente divergentes da Confissão de Westminster e da Declaração de Savoy; como, por exemplo, na questão do pedobatismo, que causou desacordo não apenas com a Igreja da Inglaterra (Anglicanos), como também com os presbiterianos e os congregacionais que admitem o batismo infantil.

Seja como for devemos ter claro que as Confissões de Fé, apesar de possuírem autoridade, por sua adequação à Sagradas Escritura, não são infalíveis e nem inerrantes, pois foram elaboradas por homens e não por Deus. As Confissões tem o objetivo de definir os princípios que norteiam as Igrejas que a elas se submetem.

Para ler a Confissão na integra clique aqui

Caso não funcione tente este outro link

Nenhum comentário:

Postar um comentário